segunda-feira, 31 de março de 2014

Frase do Dia!!!

 
Esperar sempre tudo de todos, e nada de ninguem, é reflexão mais segura contra traição.
Sandro Capoeira

Os capoeiristas das HQ's


As histórias em quadrinhos têm mais heróis capoeiristas do que eu supunha. E imagino que os capoeiristas da vida real não conhecem boa parte dos representantes da nossa arte nas HQ's.

Embora eu esteja longe de ser uma especialista em quadrinhos, resolvi assumir a tarefa de apresentar esses heróis (ou pelo menos a parcela que eu conseguir) aos capoeiras. Aceito contribuições, portanto se você conhece algum herói que eu não citei, não esqueça de comentar.

A listagem abaixo inclui apenas heróis nacionais. Espero que gostem:

Corcel Negro
Santiago, o Corcel Negro, é um super-herói capoeirista, surdo-mudo e mutante, capaz de adaptar habilidades alheias. Jogado numa espécie de "espiral do tempo", ele vive aventuras em diferentes épocas e locais da história, o que permite a criação de roteiros bem ricos.

O Corcel Negro foi criado por Alcivan Gameleira em 2004 e seus fanzines são publicados pela editora independente Júpiter II.

Capoeira Negro
Criado por Alex Cruz, o Capoeira Negro usa a capoeira para combater o crime.

Seu primeiro número foi publicado pela Editora Júpiter II em setembro de 2008 e, no final de agosto de 2010, após quase dois anos de espera, foi lançado o segundo número, onde o herói capoeirista enfrenta uma quadrilha de sequestradores.

O texto é de Antonio Pereira Mello.

Aú, o Capoeirista
Criação do cartunista baiano Flávio Luiz, o Aú já é velho conhecido de quem acompanha o Capoeira de Vênus desde o início.

O herói é um capoeirista de 16 anos, muito simpático e corajoso, que está sempre acompanhado de de Licuri, seu mico de estimação.

Sua primeira aventura, na qual Aú enfrenta um sequestrador, foi lançada em livro em outubro de 2008 e o blog do Aú promete uma nova publicação em breve.

Histórias de Tio Alípio e Kauê
Kauê é um menino de 10 anos que, mesmo tão jovem, já ajuda a família vendendo geladinho pelas ruas da cidade. Às sextas-feiras, ele se encontra com Tio Alípio para acompanhá-lo na confecção de berimbaus.

Com tio Alípio, Kauê aprende muito sobre a história, a filosofia e os fundamentos da Capoeira.

Mais um que já foi tema de post no Capoeira de Vênus, o livro Histórias de Tio Alípio e Kauê: O Beabá do Berimbau, de Márcio Folha, foi lançado em outubro de 2009 e, até o momento, não há previsão de lançamento de um segundo volume.

Meia-Lua, o Rei da Capoeira
Personagem criado por Julio Shimamoto, Meia-Lua tinha suas aventuras publicadas na revista Kiai, da Editora Grafipar.

Atualmente, tanto a revista quanto o personagem não existem mais, talvez por isto não consegui detalhes sobre o Meia-Lua. É Pena.

sábado, 29 de março de 2014

Frase do Dia!!!

 
Declare seu amor a Capoeira!
Participem das rodas, mas não seja mais um(a) vaidoso(a)! Afinal ter humildade é preciso, tanto quanto respirar. E praticando assim: é emanar filosofia, trovas e paz...
Ru Aisó

sexta-feira, 28 de março de 2014

A capoeira e o samba no futebol-arte

A capoeira e o samba no futebol-arte
Outra Copa do Mundo está aí, e nada mais apropriado que falar de futebol. Neste caso, sem deixar de lado a capoeira que, assim como o samba, teve um papel importante na formação do futebol brasileiro.

Trazido da Inglaterra por Charles Miller em 1894, o futebol era inicialmente considerado um"esporte de elite". Os negros e pobres, a princípio, não tinham vez no futebol.

Porém a simplicidade do esporte facilitou à sua popularização e, aos poucos o futebol passou a ser jogado nos mais diversos lugares com bolas improvisadas com latas amassadas, jornal, ou mesmo uma laranja.

Na década de 20, com a transição do amadorismo para o profissionalismo no futebol brasileiro, as restrições aos negros e mestiços começaram a se atenuar. Mas foi em 1923, que o Vasco da Gama chocou ao disputar o campeonato carioca com uma equipe de negros e brancos pobres. Colocando em primeiro plano a habilidade ao selecionar os jogadores, e deixando de lado os quesitos status e sobrenome, o Vasco foi campeão carioca por dois anos consecutivos.

Mas não foi tão fácil assim conquistar a igualdade no futebol. Da resistência dos brancos e ricos foi criada uma regra onde, uma falta violenta cometida por um branco contra um jogador negro era marcada pelo juiz e o jogo prosseguia, mas quando era um negro cometia falta violenta sobre um branco, o juiz apitava e, antes que a falta fosse cobrada, o branco tinha direito de revidar a violência.

Desse modo, para evitar bolas divididas, os negros trouxeram para o futebol o gingado da capoeira e do samba, recriando o drible, reinventando o futebol dos ingleses e inventando o futebol-arte.

Da mesma forma que o drible curto de Domingos da Guia foi inspirado no miudinho do samba, conforme informado pelo próprio Domingos, também é evidente a relação de movimentos da capoeira com a bicicleta de Leônidas, o corta-luz, o carrinho e a tesoura.

Como lembra o historiador, professor e escritor brasileiro Joel Rufino, em Bola Brasilis, texto estampado no livro coletivo Brasil Bom de Bola, por volta de 1900 a capoeira era proibida, então o negro adotou o futebol e colocou nele seu gingado e malandragem.

Não foi à toa que Zico, a frente da seleção japonesa, contratou um professor de capoeira para ensinar a nossa arte aos jogadores japoneses, procurando passar a eles um pouco da ginga e do jogo de cintura que o brasileiro tem.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Frase do Dia!!!

"A vida é como uma uma roda de capoeira,quem vive joga quem joga vive."
Uma rasteira ñ significa perder, levante e continue a viver.
Somos atingídos por golpes altos e golpes baixos. O q fazer?
Manter a moral,erguer a cabeça e sorrir pro inimigo. só não devemos é desister

.Leocádio Pattricio. (Eu)

Capoeira Gospel!

Já faz um tempo que eu queria saber o que é capoeira Evangélica, mas em uma primeira tentativa, não encontrei muito sobre o assunto. Ao ler alguns dias atrás no site Bem Paraná sobre um encontro de capoeira Gospel, lembrei dessa curiosidade e fui novamente atrás de informação.

Não
encontrei nenhum texto destinado a dizer com todas as letras o que é a capoeira Gospel, como surgiu e quais suas características, então resolvi eu mesma criar um texto sobre o assunto, o mais esclarecedor possível.

Para isso contei com a ajuda dos mestres Chocolate e Pantera, com quem conversei via e-mail, além de informações espalhadas por esse mundão que é a internet. O resultado vale a pena conferir.

Mas afinal, o que é a capoeira Gospel?

A capoeira Gospel, capoeira Evangélica ou capoeira Cristã não é um novo estilo de capoeira, mas um movimento de evangelização. Como disse Altair José dos Santos, o
mestre Chocolate, a capoeira é e sempre será capoeira, a forma de uso é que pode ser diferente. Neste caso, trata-se da capoeira que nós conhecemos, usada para os fins cristãos de evangelizar e louvar à Deus.

Não sendo um
estilo, também não há como definir características específicas. Cada grupo cristão tem a sua forma de adaptar a capoeira à finalidade de evangelização, alguns de forma mais radical, outros de forma mais cuidadosa, com a preocupação de manter ao máximo as tradições da capoeira, mas sem ferir os princípios religiosos do praticante.

De uma forma geral, as músicas são o principal foco de mudanças, mas enquanto alguns grupos trocam as cantigas de capoeira por cânticos evangélicos, outros apenas excluem da roda
músicas que citam santos e orixás. Obviamente não são utilizados sinal da cruz nem qualquer símbolo ritual ao entrar na roda e, em alguns casos, até mesmo as chamadas são evitadas.

História

É difícil
definir com precisão quando surgiu a capoeira Evangélica pois, ao que tudo indica, o movimento não teria originado de um único criador e se espalhado, mas teria surgido e se desenvolvido em locais, grupos e igrejas diferentes, conforme alguns capoeiristas foram se convertendo mas sem abandonar a nossa arte. Uma história nascida da soma de histórias pessoais.

Citado como um dos precursores do
movimento pelo site da Eclésia - A Revista Evangélica do Brasil, mestre Chocolate já era capoeirista quando se converteu em 1988, mas abandonou a capoeira por nove meses pois não via coerência entre o que viveu e o que presenciava no meio da capoeira e a nova vida que estava vivendo.

Mas
mestreChocolate conheceu o ex-piloto de fórmula 1 Alex Dias Ribeiro, que na época era o líder da Atletas de Cristo, e com ele aprendeu a ver o esporte e a capoeira de uma forma diferente, como um presente de Deus.

No final de 1988, depois de procurar sem êxito algum
grupo no Brasil com o qual se identificasse em seu novo modo de vida, começou seu trabalho ensinando capoeira e falando e Deus a garotos rebeldes e drogados.

No início, sem infra-estrutura e enfrentando muitas dificuldades dentro e fora do meio evangélico, mas logo em janeiro de 1989, já com academia, seu
trabalho foi oficializado, nascendo assim a Associação de Capoeira Nova Visão.

Por coincidência, foi também em 1988 que
José Pereira, o mestre Pantera se converteu.
 
Filhos de Jahveh, um núcleo gospel que faz parte do Grupo AngolinhaPantera treinava capoeira desde 1978 no Grupo Angolinha, onde continua até então, mas foi em 1995, graças ao interesse e a curiosidade de amigos evangélicos, que foi criado o Filhos de Jahveh, um núcleo gospel que faz parte do Grupo Angolinha e treina nas dependências da Primeira Igreja Batista de Santo André.

Quem souber mais sobre a origem da capoeira Gospel ou tiver qualquer informação sobre este
movimento, antes de 1988, não pense duas vezes: deixe seu comentário, ou envie via e-mail (capoeiradevenus@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), para compartilhar-mos conhecimento.

Polêmica

Pelo que pude perceber pesquisando, a capoeira Gospel vive no
meio de um "campo de batalha", sendo atacada por ambos os lados. Tanto o lado da capoeira, sob acusação de abandono às tradições, quanto pelo lado da Igreja, que ao que me parece pode ser até mais dura.

No
site Vivos!, entre definições sobre a capoeira e citações de textos bíblicos se entende claramente uma interpretação de que a capoeira Gospel estaria fazendo a "comunhão da luz com as trevas".

Mas a
capoeira Gospel é uma semente plantada que, aos poucos, deve gerar cada vez mais tolerância e respeito entre capoeiristas e evangélicos.



Neila Vasconcelos - Venusiana - http://capoeiradevenus.blogspot.com




Leia Mais:
Capoeira Gospel | Curiosidades - Capoeira no portalcapoeira.com

quarta-feira, 26 de março de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Artigos

Capoeira se torna patrimônio cultural brasileiro



Depois de dar a volta ao mundo e alcançar reconhecimento internacional, a capoeira se tornou o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação foi votado no dia 15 de julho, em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
O instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro, instituído pelo Iphan. Uma vez registrado o bem, é possível elaborar projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
Estiveram presentes ao evento o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, o governador da Bahia, Jacques Wagner, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, os embaixadores da Nigéria e do Senegal, além de autoridades locais.
O presidente do Iphan anunciou a inclusão do ofício dos mestres da capoeira no Livro dos Saberes, e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão. A divulgação e implementação dessa atividade em mais de 150 países se deve aos mestres, que tiveram sua habilidade de ensino reconhecida.
Segundo o ministro interino Juca Ferreira, a votação foi um momento de reparação em relação a esta prática afro-descendente. “Nós estávamos devendo isso aos mestres de capoeira, responsáveis por uma das manifestações mais plurais e brilhantes de nossa cultura”, afirma.
Diversos grupos de capoeiristas e reconhecidos mestres vieram de várias regiões do Brasil para acompanhar a votação. Num encontro representativo da presença da capoeira no país e no mundo, eles realizaram uma grande roda em frente ao Palácio Rio Branco, simbolizando o triunfo da manifestação, que já foi considerada prática criminosa no século passado (chegou a ser incluída no código penal da República Velha), e agora é reconhecida como patrimônio cultural .
Um grande evento em homenagem à capoeira foi realizado no Teatro Castro Alves, onde artistas como Naná Vasconcelos - percussionista que ampliou as possibilidades sonoras do berimbau-, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Wilson Café e Ramiro Mussoto exaltaram a importância da manifestação.
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura, e é o resultado de uma ampla pesquisa realizada entre 2006 e 2007 para a produção de conhecimento e documentação sobre esse bem imaterial. Todo o levantamento foi sintetizado num dossiê final que compõe o processo de registro.
O inventário da capoeira foi produzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais, em parceria com as Universidades Federais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e a Federal Fluminense, sob a supervisão do Iphan. As pesquisas foram realizadas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, principais cidades portuárias apontadas como prováveis origens desta manifestação, e locais onde havia documentação a respeito.
Preservação do patrimônio
O plano de preservação é uma conseqüência do registro, e prevê as seguintes medidas de suporte à comunidade capoeirística: um plano de previdência especial para os velhos mestres; o estabelecimento de um programa de incentivo desta manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira; e o plano de manejo da biriba - madeira utilizada na fabricação do instrumento - e outros recursos naturais, dentre outras.
Entende-se por patrimônio cultural imaterial representações da cultura brasileira como: as práticas, as forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados – cuja tradição é transmitida de geração em geração pelas comunidades brasileiras. Com a inclusão da capoeira, já existem 14 bens culturais registrados no Brasil.

Frase do Dia!!!


"Capoeira não se aprende de um dia para o outro, pois tem que ter muita paciência e muita dedicação, que assim os frutos virão."
Mestre Angoleiro - Jackson Farias - Bidu

segunda-feira, 24 de março de 2014

Frase do dia!!!

Frase do dia!!!
 
Toda habilidade do mundo, não vai te levar a lugar algum sem o seu grupo.
Águia GGBC

domingo, 23 de março de 2014

O Besouro Mangangá

A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manuel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado como Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal.
Negro forte e de espírito aventureiro, nunca trabalhou em lugar fixo nem teve profissão definida. Quando os adversários eram muitos e a vantagem da briga pendia para o outro lado, "Besouro" sempre dava um jeito, desaparecia. A crença de que tinha poderes sobrenaturais veio logo, confirmando o pmotivo de ter ele sempre que carregar um "patuá". De trem, a cavalo ou a pé, embrenhando-se no matagal, Besouro, dependendo das circunstâncias, saia de Santo Amaro para Maracangalha, ou vice-versa, trabalhando em usinas ou fazendas.
Certa feita, quem conta é o seu primo e aluno Cobrinha Verde, sem trabalho, foi a Usina Colônia (hoje Santa Eliza) em Santo Amaro, conseguindo colocação. Uma semana depois, no dia do pagamento, o patrão, como fazia com os outros empregados, disse-lhe que o salário havia "quebrado" para São Caetano. Isto é: não pagaria coisa alguma. Quem se atrevesse a contestas era surrado e amarrado num tronco durante 24 horas. Besouro, entretanto, esperou que o empregador lhe chamasse e quando o homem repetiu a célebre frase, foi segurado pelo cavanhaque e forçado a pagar, depois de tremenda surra.
Misto de vingador e desordeiro, Besouro não gostava de policiais e sempre se envolvia em complicações com os milicianos e não era raro tomava-lhes as armas, conduzindo-os até o quartel. Certa feita obrigou um soldado a beber grande quantidade de cachaça. O fato registrou-se no Largo de Santa Cruz, um dos principais de Santo Amaro. O militar dirigiu-se posteriormente à caserna, comunicando o ocorrido ao comandante do destacamento, Cabo José Costa, que incontinente designou 10 praças para conduzir o homem preso morto ou vivo.
Pressentindo a aproximação dos policiais, Besouro recuou do bar e, encostando-se na cruz existento no largo, abriu os braços e disse que não se entregava. Ouviu-se violenta fuzilaria, ficando ele estendido no chão. O cabo José chegou-se e afirmou que o capoeirista estava morto. Besouro então ergueu-se, mandou que o comandante levantasse as mãos, ordenou que todos os soldados fossem e cantou os seguintes versos: Lá atiraram na cruz/ eu de mim não sei/ se acaso fui eu mesmo/ ela mesmo me perdoe/ Besouro caiu no chão fez que estava deitado/ A plícia/ ele atirou no soldado/ vão brigar com caranguejos/ que é bicho que não tem sangue/ Polícia se briga/ vamos prá dentro do mangue.
As brigas eram sucessivas e por muitas vezes Besouro tomou partido dos fracos contra os propritários de fazendas, engenhos e policiais. Empregando-se na Fazenda do Dr. Zeca, pai de um rapaz conhecido por Memeu, Besouro foi com ele às vias de fato, sendo então marcado para morrer.
Homem influente, o Dr. Zeca mandou pelo próprio Besouro, que n7atilde;o sabia ler nem escrever, uma carta para um seu amigo, administrador da Usina Maracangalha, para que liquidasse o portador. O destinatário com rara frieza mandou que Besouro esperasse a resposta no dia seguinte. Pela manhã, logo cedo, foi buscar a resposta, sendo então cercado por cerca de 40 soldados, que incontinente fizeram fogo, sem contudo atingir o alvo. Um homem entretanto, conhecido por Eusébio de Quibaca, quando notou que Besouro tentava afastar-se gingando o corpo, chegou-se sorrateiramente e desferiu-lhe violento golpe com uma faca de ticum.
Manuel Henrique, o Besouro Mangangá, morreu jovem, com 27 anos, em 1924, restando ainda dois dos seus alunosL Rafael Alves França, Mestre Cobrinha Verde e Siri de Mangue.
Hoje, Besouro é símbolo da Capoeira em todo o território baiano, sobretudo pela sua bravura e lealdade com que sempre comportou com relação aos fracos e perseguidos pelos fazendeiros e policiais.
As circunstâncias da sua morte são contraditórias. Há versões de que foi num confronto com a polícia, outras de que foi na "trairagem", num ataque de faca pelas costas. Esta última é muito cantada e transmitida oralmente na capoeira. Um fazendeiro conhecido por Dr. Zeca, após seu filho Memeu apanhar de Besouro, armou uma cilada mandando-o entregar um bilhete a um amigo que administrava a fazendo Maracangalha. Tal bilhete pedia para que seu portador fosse morto. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino e esclarecia que o portador era a vítima, assim no dia seguinte ao voltar para saber a resposta 40 soldados estavam esperando Besouro. Um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe uma faca de tucum (ou ticum) - um tipo de madeira. Besouro teria sido, então, esfaqueado com a tal faca de tucum pelas costas.
Várias músicas de capoeira falam sobre Besouro.Como por exemplo a de Amâncio (Espírito Santo), faca de tucum:
Faca de Tucum |
matou Besouro Mangangá | Coro
--
Diz à história que mataram seu Besouro
foi la na Bahia, Santo Amaro em Salvador
morreu deitado dentro de rede de corda
de nada valeu mandinga
da tradição não se salvou
...
Ou ainda a seguinte:
"- Seu Chefe de polícia
O barulho está formado
Tem um cara lá na praça
Batendo no seus soldados.
Capitão saiu correndo,
Tenente está desmaiado!"
"- Seu cabra, conte direito
Não me faça confusão!
Como pode um só homem
Batendo num batalhão?"
"- Mas esse cara é diferente,
Não se pode confiar.
Dizem até que não é gente
E vem lá de Magangá."
"- Pois então chame reforço
Chame uma guarda inteira!
Ele é filho do Demônio,
É Besouro Capoeira!"
Zum zum zum, Besouro Magangá
Bateu foi na polícia
De soldado à general!
...
Cadê o Besouro
Besouro Mangangá era homem de corpo fechado
Bala não matava e navalha não lhe feria
Sentado ao pé da cruz enquanto a polícia o seguia
Desapareceu enquanto o tenente dizia
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Besouro era um homem que admirava a valentia
Não aceitava a covardia Maldade não admitia
Com a traição quebrou-se a feitiçaria
Mas a reza forte só Besouro quem sabia
Cadê o Besouro Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Atrás de Besouro, o tenente mandou a cavalaria
No estado da Bahia
E Besouro não sabia
Já de corpo aberto,
Fez sua feitiçaria
Cada golpe de Besouro Era um homem que caia
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro Chamado Cordão de Ouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Chamado Cordão de Ouro
Frase do Dia!!!

Não faça corpo mole, não adianta, Deus não vai se comover , ele quer atitude e força de vontade tua, pois terás que demonstrar se realmente é isso que queres para você
raquelfragoso

sábado, 22 de março de 2014

Frase do Dia!!!

As pessoas não vão lembrar do seu jogo. As pessoas não vão lembrar o que você cantou. Mas as pessoas sempre vão se lembrar da maneira que você as fez sentir.
Águia GGBC

sexta-feira, 21 de março de 2014

Todos somos um só independente de cor, sexo, etnia, religião, política... Temos que aprender isso.
Somente isso importa "O RESPEITO E O AMOR AO PRÓXIMO!"
Frase do Dia!!!"Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal temos uma eterna família. Meu Mestre:um pai, a Capoeira: uma mãe, os grupos do Brasil e do mundo, meus e seus irmãos."Ru Aisó - Maria A. Teixeira (Baiana)

quinta-feira, 20 de março de 2014


Frase do Dia!!!




















"CAPOEIRA É SORRISO NO ROSTO GINGA NO CORPO E MAGIA NO PÉ !!!"
GIRAFA UNICAR

quarta-feira, 19 de março de 2014

O mistério da capoeira

Por que ela atrai cada vez mais adeptos no mundo?

 
 
  • Está para surgir um país onde a capoeira não faça sucesso. Praticada em toda a Europa, nos Estados Unidos e em lugares tão diferentes quanto Indonésia, Israel, México e Japão, a luta ritmada tipicamente brasileira parece capaz de superar qualquer barreira cultural, conquistando adeptos apaixonados. Como explicar esse fenômeno de globalização?
    A RHBN convida capoeiristas para este debate. Afinal, por que a capoeira desperta tanto fascínio?
    Benjamin Lestage, capoeirista, França
    "Ao treinar pela primeira vez, o que mais me chamou a atenção foram os movimentos dos outros capoeiras. Aú, bananeira, rabo de arraia, meia-lua e tantos outros que para mim não correspondiam a nada do que tinha visto antes. Não conseguia definir essa mistura: canto, ritmo, branco/negro, homem/mulher, movimentos, defesa, ataque, malandragem, cultura, teatro, enfim, um conjunto de coisas.
    A roda de capoeira seduz muito, pelos músicos e jogadores sentados em círculo, os instrumentos, todo mundo cantando bem alto. A energia que sai desse conjunto é forte. Isso surpreende e atrai muitas pessoas na França e no mundo inteiro.
    Existem muitos estereótipos exóticos sobre a capoeira que também atraem, como a imagem de um mulato descalço na praia dando saltos mortais à sombra de um coqueiro. Para algumas francesas, a idéia de ter um corpo bonito digno das praias brasileiras também é um atrativo para a prática do esporte.
    Acredito que a capoeira seja uma porta de entrada para a cultura brasileira e afro-brasileira. Esta arte nos seduz porque nos dá a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, e que de certa forma se assemelha à cultura francesa, por sua riqueza, passado de luta e resistência, cuja história não pode ser esquecida pelas futuras gerações."
    Márcio Lopes – Graduado Beleza (Angolano)
    Sou Angolano e dou aulas na África do Sul. Comecei a jogar Capoeira imitando os movimentos que meu primo aprendia nas aulas de um grupo brasileiro. Acho que a Capoeira atrai por seus movimentos acrobáticos, pelas cantigas, pelo ritual e por sua cultura. Além desses aspectos esse esporte também é uma forma interessante de se exercitar o corpo, diferente da monotonia de correr ou se exercitar em um ginásio (academia).
    Cláudio Nascimento, Mestre Chaminé, Brasil
    "Pratico capoeira há mais de 40 anos e sou professor há 17. Já trabalhei em países como Holanda, França, Suíça, Escócia e Inglaterra.
    A capoeira atrai os alunos estrangeiros pela beleza dos movimentos, pela música, o canto, os instrumentos, por sua parte de luta, mas também teatral. Eles não possuem a “ginga brasileira”, mas são extremamente dedicados e disciplinados. As escolas de capoeira no exterior representam o exótico, o diferente.
    Em uma sociedade individualista como a que vivemos, a capoeira oferece encontro, socialização, e acho que este seja um grande atrativo também: mais do que perder ou ganhar, o importante é interagir, aprender novos movimentos e desenvolver os seus próprios.
    É pena que, ao contrário da boa recepção que recebe no exterior, a capoeira ainda sofra com a falta de reconhecimento aqui no Brasil."
    Pedro Daddario – Galho – brasileiro residente nos EUA
    "Comecei a praticar capoeira nos Estados Unidos, e antes disto nunca tive nenhum contato com a dança. Tudo que sei sobre a luta, aprendi aqui. A maneira como o americano vê a capoeira está diretamente relacionada com forma como ela é apresentada. A grande maioria dos americanos é atraída pela “versão propaganda” da capoeira, pela promessa do exótico. O americano é sedento por cultura, pois sente que perdeu suas raízes, e busca preencher essa lacuna aprendendo sobre outras culturas.
    Existem muitos fatores que facilitam o ingresso na capoeira: a informalidade, o fácil acesso e a forma livre dos movimentos. Ela exige pré-requisitos físicos mínimos, as cantigas tradicionais e os toques da capoeira são simples, os golpes principais são fáceis de aprender.
    Há também uma preocupação com os iniciantes. Por exemplo: se um estranho perna-de-pau, pede pra entrar num jogo de futebol, a chance de alguém botar a bola no pé dele pra marcar o gol – ou melhor, pra errar o gol – é zero! Já na capoeira, o iniciante é incentivado a cantar, jogar, tocar, ainda que estrague a roda toda.
    O pessoal se diverte vendo o outro se embananar, e se alegra de ver o esforço do outro. Por fim, a capoeira é de uma sinceridade rara; tudo de bom e ruim transparece no jogo de uma forma sutil. E da mesma forma, quando a roda é boa, a alegria do capoeirista, o prazer do cantador fica estampado na cara."
    Ryuta(Lyuta) Suda, professor de capoeira, Japão
    Acho que uma das características do povo japonês é o medo de arriscar em coisas novas, diferentes. Esse temor ocorre pelo grande receio de errar. Há sempre uma tendência a fazer sempre aquilo que é costume, tradição, e isso torna as pessoas muito semelhantes. No esporte não é diferente. No futebol, por exemplo, os jogadores japoneses não arriscam muito chutar para o gol, porque têm medo de não marcar.
    A capoeira para os japoneses é a possibilidade de liberdade, de ser diferente e de poder errar. No karatê, por exemplo, as regras são muito rigorosas, pois todos têm que fazer apenas de uma tal maneira, os golpes devem ser precisos, não se pode recuar, deve-se sempre atacar. Isso não acontece com a capoeira, pois desde sua origem libertava a mente dos horrores da escravidão e hoje, apesar de estarmos em outra situação, essa dança nos ajuda a nos sentirmos mais livres.
    Pratico capoeira há mais de 11 anos e como professor percebo que as crianças que praticam capoeira são diferentes, pois podem se sentir livres dentro da roda, não precisam ser iguais às outras e serem olhadas de maneira estranha. Cada um pode ser o que realmente é, e isso eles levam para a vida."
    Sérgio Augusto do Sacramento, Mestre Garrincha, Brasil
    "Faço capoeira desde criança e atuo em vários núcleos na Europa. Percebo que uma coisa que fascina muitos os europeus é a idéia de que vivemos em uma democracia cultural, racial e social. Sendo assim, a capoeira representa uma atividade cultural de raízes africanas que propõe uma integração.
    Os europeus, em geral, são muito distantes, não há um contato direto entre as pessoas. Na dança, há uma aproximação física maior e isso é muito instigante. A magia das rodas de capoeira, que mesclam dança, luta, acrobacia, jogo e ainda cantos e instrumentos, realmente encanta.
    Além disso, essa atividade atrai enquanto trabalho físico mesmo, que bem dirigido faz bem para a saúde e para a mente. É mais que uma terapia. Além disso, através da capoeira eles podem descobrir o Brasil, aprender nossa língua e nossa cultura."
Frase do Dia!!!



Uma vez me perguntaram qual era meu estilo, se eu era angola ou regional? Respondi que sou capoeira, e meu estilo é o que o berimbau tocar.
Adriano Lima

terça-feira, 18 de março de 2014















"A capoeira, tem origens e raizes africanas...seu ventre, sua mãe... é conhecida como cultura negra... seu pai a liberdade... mas nasceu e foi criada no Brasil, algures no reconcavo Baiano... cercada de malandragem e brasilidade... quando jovem foi rebelde, mal vista, perseguida... na adolecência se desenvolveu, cresceu... ganhou o mundo e respeito... tirou o seu passaporte...
Hoje, mais madura esta presente em todos os lugares... nos quatro cantos do mundo e tem o orgulho de dizer SOU BRASILEIRA."
Salve a capoeira...



segunda-feira, 17 de março de 2014

Frase do Dia!!!



 "Capoeira ela é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade"

Ru Aisó

domingo, 16 de março de 2014

IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA (CAPOEIRA)SOBRE INDICADORES FISIOLÓGICOS DA GRAVIDEZ.

EFEITOS BENÉFICOS DO EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ
A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física , podemos citar os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez, tais como:
- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição de complicações obstétricas
- Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto, valores de APGAR e complicações maternas e fetais.
- Menor risco de parto prematuro
- Menor duração da fase ativa do parto
- Menor hospitalização - Diminuição na incidência de cesárea
- Altos valores de APGAR
- Melhora na capacidade física Entretanto, cada vez mais se está dando ênfase aos benefícios psicológicos e sociais, que são igual ou mais importantes que as vantagens biológicas.
O Programa reforça o impacto positivo da atividade física regular moderada sobre:
- Melhora auto-imagem
- Melhora da auto-estima
- Melhora da sensação de bem estar
- Diminuição da sensação de isolamento social
- Diminuição da ansiedade e do stress
- Diminuição do risco de depressão.
TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA
A escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis, e é claro que sempre com “ ACOMPANHAMENTO MÉDICO”.
ATIVIDADES DE BAIXO RISCO
Este tipo de atividade pode ser recomendada inclusive para mulher grávida previamente sedentária que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez. Para essa mulher o mais indicado é o caminhar, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica. A mulher já habituada a correr ou fazer "jogging" antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade a medida que a gestação avança.
As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente a evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga.
Exercícios na água, como a natação, são uma grande alternativa, sendo uma atividade com bom componente aeróbico, que não suporta o peso corporal, características consideradas mais apropriadas durante a gravidez. Neste casos o fundamental é manter a temperatura do ar e da água confortável e nadar de acordo com as habilidades. Estudos com nadadoras recreacionais  mostram que a dissipação do calor pode diminuir durante a gravidez devido a melhora na reatividade cutânea vascular e incremento na gordura subcutânea.
Uma outra atividade de grande difusão na atualidade e que tem se mostrado benéfica para a grávida é a hidroginástica. Assim como na natação as principais vantagens desta modalidade de exercício estão dadas pelo menor estresse articular (evitando as forças gravitacionais), a melhoria na termoregulação e o efeito natriurético e diurético, que é devido básicamente a incremento do volume plasmático, diminuição da resistência vascular renal e incremento do fluxo sangüíneo e da filtração renal causados pela pressão hidrostática (24). As pesquisas (24, 30) têm mostrado, comparando exercício feitos na água e na superfície terrestre, que o estresse térmico, a freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal e estoque de calor são menores na água do que na terra e que a perda de peso, especialmente por perda de edema, é maior na água, pelo incremento da produção de urina e suor (Tabela 5). A temperatura ideal da água deve estar em torno de 28-30 C, já que temperaturas maiores podem levar à vasodilatação e as menores à vasoconstrição. A yoga e o tai-chi-chuan são boas alternativas de se manter o tônus muscular e a melhora da flexibilidade.
Capoeira: é claro que como luta de contato, a capoeira é indicada como atividade de alto risco, porém, sabendo-se da sua diversificada fonte de ensinamento e aprendizado, pode-se utilizar seus alongamentos e flexibilidades (ex.: nunca de forma exagerada e sempre bem apoiada), aquecimentos ( ex.: ginga, caminhada lenta e acelerada..), e até mesmo seus movimentos de baixo impacto (ex.: meia lua de frente, barreira, esquiva lateral, cadeira, benção..) e sempre em execução individual. Aproveite a fase de pouca intensidade física, para o intensificar os estudos em “fundamentos” e o aprimoramento nos “instrumentos”.
O jogo de capoeira pode e deve acontecer, mas sempre de maneira Lúdica.. e de preferência com seu Mestre.
“ A CAPOEIRA COMO SUPORTE DE UMA GESTAÇÃO PERFEITAMENTE SAUDÁVEL , DEVE TER SEMPRE A SUPERVISÃO DO MESTRE E DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO ”.


INTENSIDADE DO EXERCÍCIO
A relação entre VO2 e a freqüência cardíaca (FC) observada na mulher não grávida se modifica durante a gravidez, principalmente com a idade gestacional . Em função dessas mudanças e da ampla variação nas respostas da freqüência cardíaca ao exercício intenso na gravidez, os critérios para estabelecer a intensidade do exercício são variados.
Alguns de forma mais cautelosa, como o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas , recomendam que a intensidade do exercício não exceda uma freqüência cardíaca de 140 bpm, que refletiria aproximadamente 60-70% da capacidade aeróbica máxima da maioria das mulheres grávidas. Outros sugerem que o método mais exato para predizer VO2 na grávida é a extrapolação da curva VO2-FC para uma estimada FC máxima.
A mulher grávida pode se beneficiar de um programa de atividade física de intensidade leve a moderada, ou seja de 15-50% do VO2 max ou de 40-65% da FC máxima (8). Outros restringem esse limiar de estímulo de treinamento para 50% do VO2 max ou a FC de repouso mais 60% da diferença entre a FC máxima e a FC de repouso, ou seja :
FC de exercício: FC repouso + 60% [ FC máxima - FC repouso ]
Outra forma bastante prática e fácil de monitorizar o nível de exercício na mulher grávida é o uso da percepção subjetiva de esforço, já que a FC de repouso aumenta durante a gravidez e a FC máxima pode diminuir no fim da gravidez. Considerando a Escala de Borg com valores de 6-20, são recomendados como níveis adequados de exercício valores de 12-14 (45) e na escala de 0-10 e sugerido como limite superior 3 na grávida não treinada ....
DURAÇÃO E FREQUÊNCIA
Dependendo do objetivo desejado, do nível de condicionamento físico da mulher e da intensidade do exercício serão estabelecidas a duração e a freqüência. Quanto maior a intensidade da atividade, maior será a freqüência e duração. É recomendado que a mulher cuja gestação esteja evoluindo normalmente mantenha um regime de treinamento físico com uma intensidade de 60-70% da FC máxima não além de 30 minutos três vezes por semana . A mulher grávida atleta ou em melhores condições físicas pode se submeter a programas de intensidades moderadas, mas de maior duração e freqüência. Já a mulher grávida com estilo de vida sedentário deve começar em níveis baixos de intensidade e avançar de forma gradual. Entretanto, a medida que a gravidez progride, a mulher tende naturalmente a diminuir o nível de atividade física....
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
A - Contra-indicações absolutas: - Doenças miocárdicas - Insuficiência cardíaca congestiva - Enfermidade cardíaca reumática - Tromboflebite - Embolismo pulmonar recente - Enfermidade infeciosa aguda. - Risco de parto prematuro - Colo uterino incompetente - Gestação múltipla - Saneamento uterino, rotura da bolsa - Retardo de crescimento intra-uterino - Macrossomia - Enfermidade hipertensiva grave - Suspeita de estresse fetal.
C- Contra-indicações relativas : - Hipertensão arterial essencial - Falta de controle pré-natal - Anemia e outras alterações sangüíneas - Enfermidade tiroideia - Diabetes mellitus - Obesidade excessiva ou baixo peso extremo.
Boa tarde a todos
A capoeira é uma arte marcial ou dança com elementos de origem africana trazidos para o Brasil pelos escravos no século XVI, quando ainda éramos colônia portuguesa. A dança tornou-se popular por aqui e foi sendo passada geração após geração até se tornar uma dança típica no nosso país.
Uma das pessoas que colaborou (e muito) na popularização da capoeira no século XX foi Manoel dos Reis Machado, que ficou conhecido como Mestre Bimba. Nascido em 23 de novembro de 1900, há exatos 111 anos, Mestre Bimba foi o criador da chamada capoeira regional, cujo nome original era Luta Regional Baiana. Manoel dos Reis Machado faleceu em 05 de fevereiro de 1974, aos 73 anos.
Que tal conhecer um pouco mais da história dessa dança tão típica e do nosso homenageado de hoje?

CAPOEIRA: CHEGADA E POPULARIZAÇÃO

Como nós sabemos, a mão de obra africana foi muito utilizada nas lavouras e nos engenhos de cana-de-açúcar. Quando chegavam às senzalas, os africanos eram reunidos sem nenhum tipo de separação regional. Desta forma, os senhores de engenho misturavam indivíduos de culturas diferentes como forma de conter qualquer tipo de rebelião.
Outra coisa importante para o surgimento da capoeira foi a repreensão enfrentada pelos negros. Era estritamente proibido qualquer tipo de briga ou luta dentro das senzalas. Assim, para burlar os olhos dos capatazes e capitães-do-mato, os africanos utilizavam os ritmos de suas músicas e os movimentos da dança africana para criar um novo tipo de luta sem contato físico direto. Foi dessa forma que nasceu a capoeira, uma arte marcial de resistência cultural e física dos escravos.
O nome capoeira se refere aos locais onde a arte marcial era praticada: grandes galpões e campos chamados de capoeira ou capoeirão. As músicas que acompanham têm origem nos rituais religiosos africanos que são tocadas em instrumentos de percussão e que motivam a ginga, os saltos e a mobilidade dos participantes.
Por ser uma arte africana, a capoeira foi proibida no Brasil de 1890 até 1937, quando Mestre Bimba apresenta a dança, ao então presidente, Getúlio Vargas. Conta-se que Vargas ficou tão impressionado com os ritmos, movimentos e com a história da capoeira que a elevou a esporte nacional do Brasil.

MESTRE BIMBA E A CAPOEIRA REGIONAL

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nascido na Bahia e de origem angolana, era um homem alto, forte e valente.  Nascido em 1900, 12 anos após a abolição da escravidão no Brasil, aprendeu a jogar capoeira nas rodas clandestinas dos subúrbios de Salvador, já que a dança era proibida peloCódigo Penal Brasileiro.
Para preservar a cultura africana, Mestre Bimba teve a ideia de reformular a capoeira. Para isso, em 1932, ele funda o Centro de Cultura Física e Regional e inventa um novo método de ensino que juntava algumas técnicas do boxe com o jiu-jitsu, que começava a chegar ao Brasil. Além disso, retirou algumas posições da capoeira africana e criou um código de ética bastante rigoroso que impedia a violência. Para ampliar o sentido de paz do novo estilo, instituiu o uniforme branco, mudou as músicas e vigiou de perto a vida de seus alunos.
Para surpresa de muitos, vários jovens de origem europeia começaram a se interessar pelas aulas do centro. Com a liberação do esporte por Getúlio Vargas, as mulheres começaram a entrar nas rodas de capoeira também.
Confira algumas da regras impostas por Mestre Bimba:
  • NÃO BEBER, E NÃO FUMAR. POIS OS MESMOS ALTERAVAM O DESEMPENHO E A CONSCIÊNCIA DA CAPOEIRA.

  • EVITAR DEMONSTRAÇÕES DE TODAS AS TÉCNICAS, POIS A SURPRESA É A PRINCIPAL ARMA DESSA ARTE.

  • PRATICAR OS FUNDAMENTOS TODOS OS DIAS.

  • NÃO DISPERSAR DURANTE AS AULAS.

  • MANTER O CORPO RELAXADO E O MAIS PRÓXIMO DO SEU ADVERSÁRIO POSSÍVEL, POIS DESSA FORMA O CAPOEIRA DESENVOLVERIA MAIS.

  • SEMPRE TER BOAS NOTAS NA ESCOLA.


SAIBA MAIS

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história desse ícone da capoeira e incentivador na nossa cultura, vale a pena conferir o documentário “Mestre Bimba: Capoeira Iluminada”  e acesse o site oficial de divulgação do filme:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zRRiwGpTukU