Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nascido na Bahia e de origem angolana, era um homem alto, forte e valente. Nascido em 1900, 12 anos após a abolição da escravidão no Brasil, aprendeu a jogar capoeira nas rodas clandestinas dos subúrbios de Salvador, já que a dança era proibida peloCódigo Penal Brasileiro.
Para preservar a cultura africana, Mestre Bimba teve a ideia de reformular a capoeira. Para isso, em 1932, ele funda o Centro de Cultura Física e Regional e inventa um novo método de ensino que juntava algumas técnicas do boxe com o jiu-jitsu, que começava a chegar ao Brasil. Além disso, retirou algumas posições da capoeira africana e criou um código de ética bastante rigoroso que impedia a violência. Para ampliar o sentido de paz do novo estilo, instituiu o uniforme branco, mudou as músicas e vigiou de perto a vida de seus alunos.
Para surpresa de muitos, vários jovens de origem europeia começaram a se interessar pelas aulas do centro. Com a liberação do esporte por Getúlio Vargas, as mulheres começaram a entrar nas rodas de capoeira também.
Confira algumas da regras impostas por Mestre Bimba:
NÃO BEBER, E NÃO FUMAR. POIS OS MESMOS ALTERAVAM O DESEMPENHO E A CONSCIÊNCIA DA CAPOEIRA.
EVITAR DEMONSTRAÇÕES DE TODAS AS TÉCNICAS, POIS A SURPRESA É A PRINCIPAL ARMA DESSA ARTE.
PRATICAR OS FUNDAMENTOS TODOS OS DIAS.
NÃO DISPERSAR DURANTE AS AULAS.
MANTER O CORPO RELAXADO E O MAIS PRÓXIMO DO SEU ADVERSÁRIO POSSÍVEL, POIS DESSA FORMA O CAPOEIRA DESENVOLVERIA MAIS.
SEMPRE TER BOAS NOTAS NA ESCOLA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário